TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Evite ter o Whatsapp clonado

Em 06/01/2021 às 14:57:27

O número de vítimas do golpe de clonagem de WhatsApp ultrapassou três milhões de usuários no Brasil, somente em 2020de acordo com a empresa de segurança digital Psafe.

Segundo o levantamento, realizado pela instituição, São Paulo segue liderando a lista de estados mais afetados, com 41,2 mil vítimas no primeiro mês de 2020. Um dos golpes mais comuns é quando o criminoso se passa pelo o usuário que teve o número clonado e pede para a lista de contatos fazer um depósito de determinada quantia, pois estava com algum problema de última hora.

Existe uma outra versão desse golpe, em que as vítimas passaram a ser pessoas famosas, como atores, youtubers e influenciadores, no chamado "golpe da festa".

Nessa versão, o criminoso pesquisa por eventos que terão a presença de pessoas famosas. Depois, se passando pelo organizador da festa, o golpista entra em contato com a potencial vítima para solicitar uma suposta confirmação de identidade. Para realizar a confirmação, a pessoa precisa informar um código enviado ao seu celular.

Técnica pode ser usada em diversos aplicativos

Em setembro do ano passado, veio à tona que um hacker obteve a conta do ministro da Segurança e Justiça, Sérgio Moro, de um outro app de mensagens – Telegram. Nesse caso, os criminosos usaram uma técnica chamada "spoofing", se passando pelo ministro. Em muitos casos, os aqueles que buscam invadir o aplicativo, acessam o app e, de posse do número da vítima, pede para que ele envie o código um código de acesso de entrada. Com o número clonado, é feita várias ligações para o número da vítima de modo que o aparelho fique ocupado e é aí que reside o problema.

O código (enviado por voz, pelo aplicativo) cai direto na caixa postal e com uma senha fraca – por via das vezes "0000" -, o código de acesso é obtido

Como se prevenir e não e não ter meu Whatsapp Clonado?

Aplicativos de mensagens são suscetíveis a invasão quando não utilizada algumas precauções. Usá-los em ambientes não privados, como trabalho, lan-houses ou quiosques, pode, por vezes, deixar alguma vulnerabilidade.

A primeira atitude a ser tomada, então, é ativar a verificação de duas etapas do Whtasapp. Dessa maneira, você define uma senha de seis números (chamada de PIN) que precisa ser digitado toda vez que o login for feito.

Para fazer isso, entre em Conta > Verificação em duas etapas. Insira um PIN de sua escolha e um endereço de e-mail para recuperar a conta caso você esqueça-o. Obviamente, defina um PIN que você não vai esquecer e não passe esse código para mais ninguém.

Outra dica é: se você tem o costume de usar o Whatsapp Desktop em diversos PC"s, ao menos, uma vez na semana, use a função de "Sair de todas as máquinas". Isso garante que alguém, por ventura, acesse o whatsapp web dessa máquina e entre na sua conta.


POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.